top of page
  • Foto do escritorClara Aguiar

Atendimento online ou presencial: quais as diferenças?

Você tomou a decisão de iniciar com o processo psicoterapêutico e ainda tem dúvidas sobre as diferenças e sobre a efetividade da psicoterapia online? Então esse post é para você!


Em primeiro lugar, é importante destacar que a finalidade das sessões de psicoterapia, seja na modalidade presencial ou online, é a mesma. Independente do ambiente virtual ou físico, o profissional da psicologia estará disponível para atuar como um facilitador na identificação dos processos emocionais que porventura estejam causando sofrimento psíquico no indivíduo, ofertando-lhe suporte para o desenvolvimento da sua saúde mental. Outro ponto importante que pode causar incerteza sobre a escolha da modalidade diz acerca da duração dos atendimentos. As sessões de psicoterapia costumam durar aproximadamente de 50 a 60 minutos, com habitual exceção do primeiro atendimento. O primeiro atendimento pode ser um pouco mais longo - e isso independe da modalidade escolhida, virtual ou presencial - pois este será o primeiro contato entre o profissional e o paciente, ou seja, será também o primeiro contato com a demanda e com as possíveis queixas e incômodos que o paciente quiser pontuar. Todavia, é importante frisar que em um primeiro atendimento não existem assuntos obrigatórios! O paciente deve se sentir à vontade para trazer a sua história a partir da sua própria perspectiva e no seu próprio ritmo, afinal, na psicoterapia o protagonismo é dele. O primeiro atendimento é de suma importância para o estabelecimento do vínculo terapêutico, uma vez que é a partir da demanda trazida que se é possível estabelecer os objetivos da psicoterapia e compreender também as necessidades do paciente. Em um atendimento presencial, no entanto, é possível de observar atitudes não verbais que poderiam passar despercebidas em um momento em que o vínculo ainda não foi totalmente estabelecido, tais como: o semicerrar dos punhos diante da fala de um assunto que porventura cause raiva ou angústia ou até mesmo as pernas "inquietas" durante uma crise de ansiedade. O fato é que algumas pessoas se sentem mais à vontade ao pensar no atendimento presencial, uma vez que estarão em um ambiente seguro pensado para a sua saúde mental. Todavia, este ambiente também é possível de ser desenvolvido no âmbito virtual. Para isso, são necessários alguns cuidados fundamentais para o bom andamento das sessões:


  • Uma boa conexão com a internet;

  • Estadia em um local seguro e tranquilo, para que o atendimento possa ocorrer sem interrupções ou interferências externas;

  • Local com privacidade, para que o sigilo da sessão possa ser assegurado;

  • Preferencialmente uso do fone de ouvido; a câmera ligada é opcional, porém pode favorecer a formação do terapêutico e a sensação de proximidade.


Por outro lado, alguns pacientes preferem a comodidade do não deslocamento e também a possibilidade da escolha do melhor local para a realização da sua sessão de psicoterapia e, tendo o atendimento online como opção para favorecê-los neste sentido. O fato é que, independente da modalidade de atendimento escolhido, é primordial o cuidado em saúde mental e a escolha deve ser baseada naquilo que melhor se encaixa na sua necessidade e no seu dia-a-dia. Faz sentido pra você?


Ah, a psi Ana vai deixar aqui algumas dicas importantes para que você siga antes de entrar em contato com um psicólogo (seja online ou presencial):


  • Não deixe de buscar o registro do profissional no Conselho Regional de Psicologia (precisa estar ativo!). Para conferir se o profissional está habilitado para o exercício da profissão, acesse: http://cadastro.cfp.org.br/cfp/.

  • Se o atendimento for na modalidade online, o profissional precisa estar habilitado pela plataforma e-PSI do Conselho Federal de Psicologia para a realização dos atendimentos. Para conferir se o seu profissional escolhido está habilitado, acesse: https://e-psi.cfp.org.br/cadastro-simplificado/psicologasCadastradas.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page